segunda-feira, 10 de novembro de 2014



Cinquenta tons de cinza é o primeiro livro da trilogia de E L James. Os três livros se tornaram um sucesso no Brasil e no mundo. E as opiniões sobre ele também são inúmeras e bem divergentes.

Uns amam de paixão. Outros consideram o livro "pesado" demais e que ele é apenas mais um "repeteco" dos livros Sabrina e afins de outros tempos. Outros dizem que é um livro muito constrangedor.

Eu sou a leitora que fica no meio. É um livro picante? É. É um livro erótico? É. Mas também é um livro que faz o leitor sonhar. Não só pelas partes picantes, (claro, nestas também) mas pelo amor. É uma história de amor. Aquela em que a moça pobre ou vice versa se apaixona pelo moço ou pela moça rica e vivem felizes para sempre depois de várias situações problemáticas. A diferença é que nessa história as situações envolvem preferências sexuais pouco comuns (ou melhor dizer, pouco divulgadas e/ou aceitas pela maioria da população, embora elas sejam praticadas com muito mais frequência do que se imagina).

Além de cinquenta tons de cinza, li também os outros dois livros da trilogia: Cinquenta tons mais escuro e Cinquenta tons de liberdade. 

Das páginas do livro, Cinquenta tons foi transportado para as telonas do cinema. Virou filme. Mas, confesso que o filme não sei se terei coragem para assistir, uma vez que outras pessoas estarão assistindo junto e, se o filme mostrar a a essência do livro, ele será, realmente, constrangedor. 

RESUMO 
O livro conta a história de Anastasia Steele, uma jovem e ingênua estudante de literatura que aos 21 anos nunca teve um namorado. Ana, como prefere ser chamada, é uma mulher bonita, inteligente, mas extremamente desastrada. Ela mora com a amiga autoritária Katherine Kavanagh – ou simplesmente Kate –, que estuda jornalismo.

Kate consegue marcar um horário para entrevistar Christian Grey, um bilionário de 28 anos que comanda um negócio multinacional. Não obstante, ela acaba adoecendo no dia da entrevista e solicita que Ana a realize em seu lugar. Ana corresponde ao pedido de Kate e nem imagina os rumos que sua vida iria tomar após aquele dia.

Quando Ana e Christian se conhecem, logo sentem uma forte atração um pelo outro. Apesar de sua inexperiência, Ana parece decidida a encarar um relacionamento e se entregar ao amor. Christian, por sua vez, é um homem com preferências estranhas e isso faz Ana hesitar em um primeiro momento.


Não demora muito para que eles embarquem num intenso e sensual caso de amor. Ana ignora completamente os conselhos de sua amiga Kate e se deixa seduzir pelo homem que, para ela, é sinônimo de perfeição. Ela descobre mais sobre seus próprios desejos e se choca ao descobrir também que por trás daquele homem de sucesso existe um passado misterioso e segredos obscuros.

0 comentários:

Postar um comentário